Catarata e Pterígio

Catarata e Pterígio:
Saiba a diferença.

Catarata e pterígio são duas doenças oculares frequentemente confundidas pelo paciente. Porém, elas são doenças bem diferentes, com sintomas e tratamentos específicos.

Catarata e Pterígio

O que é catarata?

Catarata é uma opacificação do cristalino (lente natural que existe no interior do olho). A principal função do cristalino é permitir o foco das imagens na retina. A perda da sua transparência é chamada de catarata.

Ela é comumente causada pelo processo de envelhecimento. Seu surgimento pode estar relacionado também a doenças como diabetes, ao uso excessivo de alguns medicamentos, além de história prévia de trauma ou uveítes. É, portanto, a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos.

Apesar de menos comum que em idosos, as crianças também podem apresentar catarata. A catarata congênita é uma das principais causas de cegueira infantil e precisa de tratamento precoce nos primeiros meses de vida. Ela pode acontecer por fatores hereditários ou por alguma intercorrência ao longo da gestação, como infecções. Trata-se de uma má-formação do cristalino em que a criança pode nascer com esta condição ou manifestá-la ao longo do primeiro ano de vida.

Sintomas

Os principais sintomas são:

  • Visão turva ou nublada;
  • Dificuldade de enxergar à noite;
  • Alteração frequente no grau dos óculos;
  • Visão dupla em um dos olhos;
  • Alteração da percepção de cores;
  • Enxergar halos ao redor das luzes.

Tratamento

O tratamento da catarata é cirúrgico e consiste na remoção do cristalino opacificado e sua substituição por uma lente intra-ocular. Uma vez indicada a cirurgia, a escolha da melhor lente assim como o cálculo do seu grau, dependem de equipamentos de qualidade e da precisão do examinador.

O que é pterígio?

O pterígio, popularmente conhecido como “carne nos olhos”, é uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival do canto do olho em direção à córnea. Seu crescimento é lento e está associado com maior exposição aos raios ultravioletas. Em casos mais avançados, em que acomete o eixo visual, há interferência na visão.

Sintomas

Os principais sintomas são:

  • Vermelhidão;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Lacrimejamento;
  • Visão desfocada (em casos mais avançados).

Tratamento

Nos pterígios menores, o uso de colírios lubrificantes pode ser suficiente para alívio dos sintomas. Em caso de crescimento progressivo ou desconforto persistente, ele pode ser removido cirurgicamente.

Existem diferentes técnicas cirúrgicas para remover totalmente o pterígio. Aqui na Singulare Oftalmologia para evitar o reaparecimento da doença, nós recomendamos a retirada do pterígio associada a realização do transplante de conjuntiva (uma parte de conjuntiva saudável é retirada e colocada na região antes afetada pelo pterígio).

O transplante de conjuntiva pode ser feito com pontos ou com cola biológica. Na Singulare Oftalmologia usamos a cola biológica o que torna a recuperação mais rápida e não há necessidade da retirada dos pontos no pós-operatório.

Outros cuidados sobre a sua visão

Agende sua consulta pelo Whatsapp

Agendamento Singulare oftalmologia Agende sua consulta pelo Whatsapp

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta das 08h30h às 12h | 13h às 17h.

Fale conosco

Fale conosco

21 3726-0879 21 3726-0879

Ligue agora e
fale com a nossa equipe.

contato@singulareoftalmologia.com.br contato@singulareoftalmologia.com.br

Se preferir, entre em contato por e-mail.

55 21 97129-9299 55 21 97129-9299

Agendamento de consultas e exames? Dúvidas?

Fale com a gente.
Segunda a sexta das 8h30 às 12h | 13h às 17h

Siga nosso Instagram @singulareoftalmologia

Siga nosso Instagram

Onde estamos? Onde estamos?

Avenida Feliciano Sodré 266 - salas 414 e 415
Várzea - Teresópolis - RJ - CEP: 25963-081